Computational modeling to calculate the optimal amount of irrigation of sugarcane. / Modelagem computacional para cálculo da lâmina ideal para irrigação de cana-de-açúcar.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A cana-de-açúcar tem destaque na economia nacional desde a colonização até os dias atuais. Ela contribui especialmente para a posição global do país como o maior produtor e exportador de açúcar e de álcool (etanol) do mundo. Fatores climáticos e pluviométricos aleatórios afetam diretamente sua produção. A irrigação é a principal tecnologia para combater a aleatoriedade das chuvas e diminuir as oscilações da produtividade. O êxito econômico desse procedimento está condicionado à lâmina de água aplicada uma vez que a irrigação tem elevados custos. Buscar um compromisso entre fornecer uma lâmina mínima de água e obter o máximo de retorno financeiro (irrigação com déficit) é uma estratégia recomendada à cultura da cana-de-açúcar, principalmente quando o tipo de irrigação é por aspersão com mobilidade, que possibilita irrigar áreas escolhidas em função das necessidades do manejo agrícola. Com dados de produtividade, lâminas de irrigação aplicada e precipitações pluviométricas fornecidos pela Usina Coruripe unidade matriz , foram geradas funções de produção para as variedades RB 92579, RB 867515 e RB 93509. Após isso, foram calculadas as quantidades de água para obter a máxima produtividade, a máxima receita líquida e a receita líquida equivalente à máxima produtividade. Os resultados indicaram que uma boa estratégia é aplicar uma quantidade de água reduzida para obter receita líquida equivalente à da irrigação plena. Para os casos de maior disponibilidade de recursos, deve-se buscar o máximo retorno financeiro. Nesse sentido, de posse do ferramental de redes bayesianas, elaboraram-se modelos para apurar as receitas líquidas, tratar da aleatoriedade das precipitações pluviométricas e fazer inferências e simulações. Os conhecimentos representados nas redes ilustram que quando chove acima do esperado, a irrigação torna-se, não raro, inviável economicamente; já quando chove pouco, ela é viável financeiramente e indispensável à continuidade do negócio.

ASSUNTO(S)

cana-de-açúcar bayesian network irrigation optimization rede bayesiana production function irrigation strategies otimização da irrigação estratégias de irrigação função de produção ciencia da computacao sugarcane

Documentos Relacionados