Composição e estrutura da comunidade de insetos de uma marisma da Ilha da Pólvora (Rio Grande, Brasil) / Composition and structure of the insect community of a salt marsh of Pólvora Island (Rio Grande, Brazil)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/09/2011

RESUMO

Insetos são membros de vital importância das comunidades bióticas. Atualmente, constituem o grupo dominante de animais na Terra. Porém, mesmo sendo um grupo de elevada importância nos mais diversos ambientes, a sua dados sobre este grupo são praticamente inexistentes nas marismas brasileiras. Desta forma com o objetivo de descrever a composição e a estrutura (em nível de família) da fauna de insetos do solo de uma marisma da Ilha da Pólvora, estuário da Lagoa dos Patos, foram instaladas 15 armadilhas do tipo Pitfall na marisma raramente alagada com coletas semanais no período de novembro de 2009 a outubro de 2010. Foram coletados 5.754 insetos compreendendo 78 famílias e 12 ordens. A ordem mais abundante foi Hymenoptera seguida por Diptera, Collembola e Coleoptera. Em relação às famílias, Formicidae foi a mais abundante, seguida por Entomobryidae, Staphylinidae e Drosophilidae. Mesmo a marisma da Ilha da Pólvora sofrendo constantemente alagamento a diversidade de insetos de solo é bastante elevada (Ds= 0,9056) sendo os fatores que mais influenciam na taxa de atividade destes insetos são temperatura (p=0,009), umidade relativa do ar (p=0,049) e precipitação (p=0,019). Esses fatores podem estar diretamente relacionados aos picos de abundância nos meses de março e abril. Porém ainda não se conhece qual o grau da influência destes fatores no ciclo de vida dos insetos nas marismas, nem qual o papel destes insetos nas marismas do estuário da Lagoa dos Patos, sendo necessários estudos mais aprofundados para se conhecer a importância destes organismos para este ecossistema.

ASSUNTO(S)

insetos marismas biologia ecologia oceanografia biologica brazil patos lagoon pólvora island insects marsh biology ecology ilha da pólvora brasil lagoa dos patos

Documentos Relacionados