Composição coreografica : uma interseção dos estudos de Rudolf Laban e da improvisação

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

A busca de um corpo sensível, de um corpo que pode ser em totalidade no fazer artístico da arte cênica da dança permitiu percorrer um caminho prático/reflexivo que conjugou três temascentrais: 1 - a visão de corpo, abordada a partir do pensamento de Merleau-Ponty, que questiona aquela que o trata como mero objeto; 2 - o universo da Teoria do Movimento de Rudolf Laban; 3 - os jogos de improvisação como instrumentos potencializadores do pensamento imaginativo fomentadores do processo criativo do bailarino/ator. A idéia central desta pesquisa é que a sintaxe do movimento, abordada por Rudolf Laban, conjugada a jogos de improvisação, proporcionam ferramentas para um processo criativo que possa abrir espaço para uma visão e atuação do corpo global do bailarino/ator.

ASSUNTO(S)

coreografia improvisação (dança) corpo

Documentos Relacionados