Comportamento de tanatose em Iphisa elegans: o segundo caso na Família Gymnophthalmidae (Reptilia: Squamata)
AUTOR(ES)
MACHADO-FILHO, Paulo Roberto, MOYA, Guilherme Marson, MAFFEI, Fábio
FONTE
Acta Amaz.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2018-04
RESUMO
RESUMO Fingir-se de morto é um comportamento no qual o animal simula um estado de imobilidade. Esse comportamento é descrito em algumas famílias de lagartos, dentre as quais, a família Gymnophthalmidae com apenas um registro. Iphisa elegans é um lagarto gymnoftalmídeo amazônico diurno e terrestre. Possui comportamento críptico e move-se rapidamente pelo solo, dificultando observações de seu comportamento. Reportamos um caso no município de Comodoro, Estado do Mato Grosso, Brasil: um macho adulto de I. elegans, quando manipulado, virou seu ventre para cima e fingiu-se de morto. Esta espécie é predada por pássaros, serpentes e outros lagartos, possivelmente portando-se dessa forma quando o comportamento críptico ou tentativa de fuga falham. São necessários mais estudos para observar a eficiência desse comportamento, assim como sua frequência de ocorrência, usando indivíduos de ambos os sexos. Também sugerimos que deve ser avaliado se a coloração alaranjada no ventre dos machos poderia fornecer alguma vantagem antipredação.
ASSUNTO(S)
répteis etologia comportamento antipredação lagarto tanatose
Documentos Relacionados
- Excreção de nitrogênio em embriões de iguana Iguana iguana (Reptilia; Squamata)
- Estudos cromossômicos e moleculares em espécies de lagartos microteídeos, com ênfase na tribo Ecpleopodini (Gymnophthalmidae, Squamata)
- Philodryas chamissonis (Reptilia: Squamata: Dipsadidae) predando o marsupial arborícola Dromiciops gliroides (Mammalia: Microbiotheria: Microbiotheriidae)
- Checklist of helminths from lizards and amphisbaenians (Reptilia, Squamata) of South America
- Redescription of Tijubina pontei, an Early Cretaceous lizard (Reptilia; Squamata) from the Crato Formation of Brazil