Comportamento de ovinos alimentados com dietas contendo diferentes níveis de substituição do feno de capim-tifton 85 pela casca de mamona.

AUTOR(ES)
FONTE

SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Este trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar o comportamnento de ovinos mestiços de Morada Nova, machos, inteiros, com peso vivo médio de 20,3 kg e idade média de 7 meses, alimentados com dietas contendo quatro níveis de substituição (0; 33; 67 e 100) do feno de capim-tifton 85 pela casca de mamona, num delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e cinco repetições (ovinos). Além do volumoso (feno de capim-tifton 85 e a casca de mamona), foi fornecida ração concentrada à base de farelo de soja e milho, que equivalia a 50% da dieta ofertada. O confinamento durou 70 dias, sendo 14 de adaptação e 56 dias de coleta. Estimou-se a porcentagem do tempo total ingerindo ração, ruminando, em ?outras atividades?, em ócio, número de ingestões de suplemento mineral, de micções, de defecações e de ingestão de água, dividindo-se o dia em oito períodos. Não foram obtidas diferenças significativas para todas as variáveis analisadas, fato esse influenciado pelas rações que foram balanceadas para serem isoprotéicas e isoenergéticas. Todavia, esses resultados devem ser associados a informações bioeconômicas para a recomendação do melhor nível de substituição do feno de capim-tifton 85 pela casca de mamona para ovinos em confinamento.

ASSUNTO(S)

ovino nutrição animal hábito alimentar ingestão alimentação animal substituição suplementação mamona casca ruminação Água ração micção defecação sheep feed intake

Documentos Relacionados