Complexidade e criatividade : um olhar transdisciplinar

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/08/2011

RESUMO

Trata-se de um tema que tem se revelado elemento vital à sobrevivência da humanidade, mais do que em qualquer outro momento histórico: a criatividade. Como objetivo principal almeja contribuir com as atuais demandas acadêmicas e sociais, no sentido de reconhecer a importância das contribuições do pensamento complexo e do olhar transdisciplinar aos atuais enfoques relacionados aos processos de construção do conhecimento, em especial, no que se refere à temática em estudo, na tentativa de melhor compreender este fenômeno humano. Para tanto, a pesquisadora embasou-se em duas teorias concebidas à luz de uma visão sistêmica da criatividade, mais precisamente, a perspectiva sistêmica de Mihaly Csikszentmihalyi e a concepção interativa e psicossocial da criatividade, de Saturnino de la Torre, identificadas como objeto de estudo da presente pesquisa. Ambas foram analisadas à luz dos pressupostos da complexidade e da transdisciplinaridade, a partir do qual se descobriu convergências e paradoxos em relação às definições vigentes predominantes nesta área. A análise teve por finalidade identificar e classificar elementos que caracterizassem a perspectiva teórico-epistemológica subjacente às estas teorias e sugerir uma rede conceitual da criatividade que convirja em direção aos pressupostos dos pensamentos complexo e transdisciplinar. Com base em pesquisa bibliográfica acerca das concepções teórico-metodológicas e implicações paradigmáticas que subjazem às definições correntes de criatividade, a pesquisadora aprofunda a discussão sobre esta importante temática, identificando alguns equívocos nos termos comumente utilizados para definir tal fenômeno. O estudo caracteriza-se como Pesquisa Teórica, na qual se adotou, como estratégia metodológica, a triangulação, incorporando-lhe procedimentos relativos à Bricolagem e à Grounded Theory ou Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados emergiram da literatura da área, abordando a criatividade em duas perspectivas distintas: na visão convencional e à luz das categorias presentes na perspectiva epistemológica da complexidade e na metodologia da transdisciplinaridade. Por se tratar de pesquisa teórica, adotou-se a concepção de González Rey e Sandín-Esteban que reconhecem a capacidade reflexiva do sujeito pesquisador, ou seja, sua capacidade de leitura e análise, como instrumento de pesquisa, não apenas como fonte de produção de dados, mas como fonte de produção de ideias. Assim, ao munir-se de possibilidades variadas para produzir explicações e articular ideias, a pesquisadora obteve, a partir de extensa revisão de literatura, as informações/dados mais relevantes e que mais convergiram para o alcance dos objetivos da pesquisa. No percurso da investigação, se reconheceu a existência de quantidade demasiada de teorias, conceitos, definições e modos de aplicação da criatividade, paradoxalmente influenciada pelo grau de incompreensão acerca das questões teórico-epistemológicas e paradigmáticas que subjazem à sua natureza, analisando-as de acordo com os três erros apontados por Augustín de la Herrán Gascón (erros de enfoque, de natureza e de fundo) e dos operadores cognitivos do Pensamento Complexo. Como resultado, o estudo desvelou a predominância de um quadro teórico linear, ancorado em concepções paradigmáticas tradicionais, subjacente às definições vigentes de criatividade, reconhecendo também a existência de uma rede conceitual atribuída à perspectiva sistêmica. Observou, ainda, que o excesso de tentativas de definição da criatividade pouco tem contribuído para sua melhor compreensão, reconhecendo que os processos criativos são potencializados nas emergências, ou seja, são manifestações dos princípios da emergência, da auto-eco-organização, bem como dos princípios dialógico, recursivo e retroativo, considerados operadores cognitivos do pensamento complexo e transdisciplinar. Resultam de processos auto-eco-organizadores ocorrentes na natureza humana. A partir da aplicação da codificação 15 seletiva, procedimento metodológico final da Grounded Theory, emergiu como categoria essencial, um novo cenário que pretende sugerir estratégias diferentes das usuais, para a criação de um ambiente promissor de expressão e polinização da criatividade nos processos educativos e nas organizações. Esta categoria denomina-se =Criatividade de Natureza Eco-Sistêmica e está fundamentada nos pensamentos de Saturnino de la Torre e Maria Cândida Moraes.

ASSUNTO(S)

educacao creativity complexity transdisciplinarity bricolage grounded theory ecossistemic reasoning criatividade (educação) complexidade (filosofia) educação

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