Comparative antioxidant and bioavailability studies of Vitamin C in Phyllanthus emblica Linn. and its combinations with Piper nigrum Linn. and Zingiber officinale Roscoe

AUTOR(ES)
FONTE

Braz. J. Pharm. Sci.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2016-03

RESUMO

RESUMO Phyllanthus emblica Linn. (amla) é utilizada na medicina Ayurveda, medicina da Índia antiga e seu principal constituinte é a vitamina C, que possui propriedade sequestrante de radicais livres. O propósito deste estudo foi avaliar a atividade antioxidante in vitro e o perfil de biodisponibilidade da vitamina C na amla e suas combinações com piperina e gengibre em comparação com a vitamina C sintética, utilizando coelhos da Nova Zelândia. Os estudos de atividade antioxidante in vitro de vitamina C sintética, amla, amla com piperina e amla com gengibre foram realizados utilizando-se diferentes modelos para sequestrantes, como 2,2-difenil-1-picrilidrazil, óxido nítrico, peróxido de hidrogênio, capacidade redutiva total e a estimativa da capacidade de absorvância do radical oxigênio. Os resultados do estudo mostraram que vitamina C sintética, amla, amla com piperina e amla com gengibre possuem atividade antioxidante in vitro significativa. Para os estudos de biodisponibilidade, administraram-se oralmente vitamina C sintética, amla, amla com piperina e amla com gengibre 100 mg/kg e as amostras de soro foram analisadas por CLAE em 0, 1, 2, 3, 4, 6, 8, 10, 12 e 24 horas. Os estudos de biodisponibilidade revelaram que a associação de amla com piperina tem maior concentração de vitamina C, quando comparada com a vitamina C sintética. Este efeito é provavelmente devido à presença de piperina, que é intensificador de biodisponibilidade. O presente estudo apoia o fato de que a associação de amla e piperina pode ser uma alternativa para a vitamina C sintética.

ASSUNTO(S)

phyllanthus emblica linn vitamina c/atividade antioxidante/estudo in vitro vitamina c/biodisponibilidade vitamina c/sintética/atividade antioxidante gengibre piperina.

Documentos Relacionados