Comparacao entre instrumentos de qualidade de vida para avaliacao da participacao apos AVE conforme a Classificacao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saude (CIF)

AUTOR(ES)
FONTE

Braz. J. Phys. Ther.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2013-10

RESUMO

CONTEXTUALIZAÇÃO: O componente de participação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) foi apontado como o mais complexo de ser caracterizado a partir de instrumentos já existentes. Atualmente, indica-se o uso de questionários de qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) para avaliação da participação após acidente vascular encefálico (AVE), sendo indicado o Nottingham Health Profile (NHP) e o Stroke Specific Quality of Life (SS-QOL). No entanto, QVRS e participação são construtos distintos, assim, não está claro se esses instrumentos são os mais adequados para essa avaliação. OBJETIVO: Investigar se o NHP e SS-QOL são apropriados para avaliação do componente de participação da CIF. MÉTODO: Estudo transversal com amostra de 35 indivíduos nos quais foram aplicados o SS-QOL e o NHP com intuito de correlacionar o escore total dos questionários com o escore dos itens que avaliam os códigos do componente de participação da CIF utilizando o Coeficiente de Correlação Spearman (r). RESULTADOS: Houve correlação estatisticamente significante, positiva e de forte magnitude entre o escore total do SS-QOL e do NHP com os escores específicos do componente de participação, (r=0,8; p=0,001) e (r=0,9; p=0,001), respectivamente. CONCLUSÕES: Tanto o NHP quanto o SS-QOL apresentaram correlação forte entre o escore total e o escore dos itens que avaliam as categorias de participação da CIF. No entanto, o SS-QOL pareceu ser o questionário mais completo para essa avaliação por avaliar mais domínios distintos e apresentar o maior número de itens relacionados à participação.

ASSUNTO(S)

acidente vascular cerebral qualidade de vida classificacao internacional de funcionalidade, incapacidade e saude fisioterapia

Documentos Relacionados