Comparação dos tempos de geração e digitação de laudos radiológicos entre um sistema eletrônico baseado em voz sobre IP(VOIP) e um sistema tradicional baseado em papel. / Comparing transcription and generation times of radiology reports between an electronic system based in voice over IP (VoIP) and a traditional system based in paper.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O registro de informações do paciente é um instrumento de grande importância na área médica. O processo de geração de laudos em radiologia pode ser dinamizado e melhorado com a utilização de sistemas eletrônicos baseados em tecnologias de informação e comunicação que podem trazer benefícios como o aumento de produtividade e redução de tempo e custo. Esta pesquisa comparou tempos de geração e digitação de laudos entre um sistema eletrônico, que possibilitou ao médico radiologista gravar seus laudos gerados por voz em formato digital e o sistema tradicional no qual o radiologista escreve o laudo a mão. Para realização da pesquisa foi necessário modelar e construir o sistema eletrônico proposto para fins de comparação com o tradicional já existente. Por meio de formulários, radiologistas e digitadores anotaram os tempos de geração e digitação dos laudos nos dois sistemas. Comparadas as médias entre eles, o sistema eletrônico apresentou redução de 20% (p=0,0410) do tempo médio de geração do laudo em comparação com o sistema tradicional. Por outro lado, o sistema tradicional foi mais eficiente em relação ao tempo de digitação já que a média de tempo do sistema eletrônico foi três vezes maior (p<0,0001).

ASSUNTO(S)

1. sistemas de informação em radiologia. 2. registros médicos. 3. conversão análogo-digital. ciencias da saude radiology information systems, medical records, analog-digital conversion.

Documentos Relacionados