Como um corte de navalha: resistência e melancolia em Em câmara lenta, de Renato Tapajós / As a cutting knife: resistance and melancholy in Renato Tapajós Em câmara lenta
AUTOR(ES)
Carlos Augusto Carneiro Costa
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
04/05/2011
RESUMO
Esta dissertação tem como objetivo analisar o romance Em câmara lenta (1977), de Renato Tapajós, e suas relações com o contexto histórico da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), marcado pelo uso da violência extrema como mecanismo de repressão a manifestações artísticas e políticas contrárias ao poder autoritário. Considerando algumas abordagens teóricas sobre a configuração estética do romance moderno, bem como estudos sobre violência, suas ramificações e consequências para a constituição do sujeito, procuramos compreender o romance de Tapajós como produção literária que incorpora em sua elaboração formal os processos antagônicos de sua realidade histórica.
ASSUNTO(S)
fragmentação fragmentation melancholy melancolia narrador narrator resistance resistência testemunho testimony
Documentos Relacionados
- Em câmara lenta, de Renato Tapajós, 40 anos: autocrítica pública e sobrevivência
- Realismo em Adorno e Lukács: o caso Em câmara lenta, de Renato Tapajós
- In slow motion, from Renato Tapajós: the story of the book, historical experience of repression and literary narrative
- O fio da navalha: Graciliano Ramos e a revista Cultura Política
- Women under the knife: a history of surgery