Como tratar o granuloma umbilical do recém nascido, na falta do bastão de nitrato de prata?
AUTOR(ES)
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul
FONTE
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul
DATA DE PUBLICAÇÃO
12/06/2023
RESUMO
Para o tratamento do granuloma umbilical, na falta de nitrato de prata bastão, pode ser manipulada solução aquosa com nitrato de prata a 10%. Assim como o bastão, a solução aquosa de nitrato de prata deve ser aplicada por profissional de saúde, na unidade, com o uso de cotonete, 1 a 2 vezes por semana, durante 2 a 3 semanas, mas geralmente poucas aplicações são suficientes para o tratamento. Para reduzir o risco de queimadura química, deve-se proteger a pele da região periumbilical com vaselina.
É importante reforçar os cuidados de higiene com o coto umbilical com o uso de álcool 70% para reduzir contaminação bacteriana. O nitrato de prata não deve ser utilizado para a higiene do coto umbilical. Após a queda do coto umbilical, a recomendação é continuar com higiene na cicatriz umbilical com água e sabão no banho, removendo secreções e crostas, para diminuir a população bacteriana no local.
Na presença de sinais de inflamação ao redor do umbigo, como edema, hiperemia e calor no local com ou sem sinais sistêmicos de infecção em um recém-nascido, deve-se suspeitar de onfalite. A onfalite é uma infecção potencialmente grave, que exige tratamento hospitalar.
1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde. (Cadernos de Atenção Básica, n. 33). 2012:272p. Disponível em:
2. Duncan BB, Schmidt MI, Giugliani ERJ.(Ed.). Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
3. Karaguzel G, Aldemir H. Umbilical Granuloma: Modern Understanding of Etiopathogenesis, Diagnosis, and Management. J Pediatr Neonatal Care 2016;4(3):136. [acesso em 22 de jun de 2018]. Disponível em:
4. Londrina. Prefeitura do Município. Autarquia Municipal de Saúde. Saúde da Criança: protocolo. Londrina, PR. 2006:70p. Disponível em:
5. Sucupira ACSL, et al. Pediatria em consultório. 5. ed. São Paulo: Sarvier, 2010.
6. Lotan G, Klin B, Efrati Y. Doubleligature: A treatment for pedunculated umbilical granulomas in children. Am Fam Physician 2002;65(10):2067-68. Disponível em:
7. Palazzi DL, Brandt ML. Care of the umbilicus and management of umbilical disorders. Waltham (MA): UpToDate, 2017. Disponível em:
ASSUNTO(S)
saúde da criança enfermeiro s99 doenças da pele/outras cordão umbilical nitrato de prata
ACESSO AO ARTIGO
https://aps-repo.bvs.br/aps/como-tratar-o-granuloma-umbilical-do-recem-nascido-na-falta-do-bastao-de-nitrato-de-prata/Documentos Relacionados
- Como aplicar nitrato de prata para cauterização de granuloma umbilical de recém-nascido?
- Influência intergeracional no cuidado do coto umbilical do recém-nascido
- A SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS IÔNICOS: COMO OS LICENCIANDOS EM QUÍMICA EXPLICAM O COMPORTAMENTO DO CLORETO DE PRATA?
- Identificação de Neospora caninum por PCR em cordão umbilical de bezerros recém nascido no Brasil
- O perfil glicêmico como preditor do peso do recém-nascido em mulheres com diabetes gestacional