Como trabalhar em equipe?

AUTOR(ES)
FONTE

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Sabemos que o trabalho cooperativo é muito mais eficiente que o trabalho competitivo, principalmente dentro de uma Unidade de Saúde. Para que isso seja possível há a necessidade de trabalhos em grupo ou equipe.

O chefe, o gerente, etc, todos que estão em cargos de mando tem de saber que a transformação de interações negativas em positivas é de uma grande importância. Ser chefe é ter responsabilidade na promoção profissional do seu subalterno. Sua atuação não é de chefia, mas liderança, cooperação, orientação e coordenação.

A dinâmica da administração deve atuar nos sentido horizontal (colaboração) e não vertical (chefia). Para um trabalho em grupo, não basta juntar várias pessoas num mesmo grupo e deixar os resultados por conta do acaso. Algumas regras devem ser observadas para que o trabalho em conjunto torne-se produtivo e contribua para o desenvolvimento da capacidade competitiva da unidade.

Entendemos que Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é uma EQUIPE. Entendemos que Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e alcance das metas.

O respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus membros e, especialmente, o reconhecimento da interdependência entre seus membros no alcance dos resultados da equipe, deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo. É isso que torna o trabalho desse grupo um verdadeiro TRABALHO EM EQUIPE. Vale, portanto considerar:

O importante é sabermos que cada pessoa é uma pessoa diferente das outras. Nenhum de nós é igual ao outro. Sabemos que geneticamente cada pessoa tem a sua carga genética e, portanto é única. Por este motivo temos que respeitar todas as pessoas, pois ela é única na face da Terra. Das diferenças individuais temos que fazer uma unidade de trabalho não uma uniformidade, para que a produção e a produtividade, sejam eficientes.

Por este motivo o chefe ou coordenador, tem de estudar os membros de sua equipe, analisando cada participante (verificando quais as qualidades e não apenas os defeitos) e buscando as melhores condutas para conduzir cada um para a eficiência do trabalho.

 

ASSUNTO(S)

processo de trabalho na aps enfermeiro a62 procedimento administrativo centros de saúde comportamento cooperativo d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais enfermeria

Documentos Relacionados