“Como se Deus não existisse”: da secularização ao pluralismo na sociologia da religião de Peter Berger

AUTOR(ES)
FONTE

Sociologias

DATA DE PUBLICAÇÃO

2019-04

RESUMO

Resumo Neste livro, Peter Berger relata como sua perspectiva quanto à relação entre modernidade e religião se transformou, ao longo das últimas décadas, à luz de desenvolvimentos socio-históricos transcorridos ao redor do mundo. Tal mudança de perspectiva o levou a substituir sua anterior teoria da secularização por uma teoria do pluralismo. Enquanto a primeira pressupunha que a modernidade provoca necessariamente um declínio da religião, tanto na ordem institucional como nas consciências individuais, a segunda sustenta que a transformação fundamental provocada pela modernização é uma adaptação multiforme da religião à pluralidade moderna de discursos, visões de mundo e esferas institucionais. Em vez de cenário de uma tendência ao desaparecimento da religião, a modernidade seria marcada pela coexistência entre o discurso secular e diferentes discursos religiosos, os quais se apresentam aos indivíduos como opções a serem escolhidas, não como pressupostos naturais e autoevidentes. Com base nas críticas ao texto de Berger feitas por outros três estudiosos da religião, cujos comentários estão inclusos no livro, a resenha também explora alguns dos aspectos mais problemáticos dos argumentos bergerianos. Dois destes aspectos recebem especial ênfase: o tratamento insuficiente que o sociólogo austríaco empresta à dimensão conflitual das “barganhas” político-culturais inerentes ao pluralismo; a tensão mal resolvida entre sua afirmação da vitalidade continuada da religião no mundo moderno, de um lado, e seu reconhecimento de que as crenças religiosas perderam seu estatuto de certezas autoevidentes, de outro.Abstract In this book, Peter Berger reports on how his perspective on the relation between modernity and religion has changed over the last decades, in the light of social-historical developments that have unfolded throughout the world. This change of perspective has led him to replace his previous theory of secularization with a theory of pluralism. While the former presupposed that modernity leads necessarily to a religious decline, both at the institutional order as well as within individual consciousness, the latter sustains that the fundamental transformation provoked by modernization is a multiform adaptation of religion to the modern plurality of discourses, worldviews and institutional spheres. Rather than the setting of a tendency towards the disappearance of religion, modernity would be marked by the coexistence between secular discourse and different religious discourses, which present themselves to individuals as options to be chosen, not as natural and self-evident presuppositions. Based on critiques of Berger’s text advanced by three other religion scholars, whose comments are included in the book, the review also explores some of the more problematic aspects of Berger’s arguments. Two of these aspects receive a special emphasis: the Austrian sociologist’s insufficient attention to the conflictual dimension of the cultural-political bargaining inherent in pluralism; the ill-resolved tension between his affirmation of the continuing vitality of religion in the modern world, on the one hand, and his acknowledgment that such beliefs have lost their status of self-evident certainties, on the other.

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