Como os machos de Diastatops obscura (odonata: libellulidae) decidem o vencedor de uma disputa territorial? / HOW THE MALES OF Diastatops obscure (Odonata: Libellulidae) DECIDE THE WINNER OF A TERRITORIAL DISPUTE?

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/07/2012

RESUMO

Apesar das brigas entre os machos serem frequentes e de existirem modelos teÃricos que postulam possÃveis regras usadas para decisÃo do vencedor, pouco suporte empÃrico direcionado ao entendimento das brigas tem sido encontrado. Provavelmente esse fato ocorre devido à dificuldade em identificar quais caracterÃsticas determinam a capacidade de luta (RHP - Resource Holding Potential) dos indivÃduos e na escassez de testes simultÃneos de diferentes modelos. Neste trabalho, usamos machos da libÃlula Diastatops obscura para identificar caracterÃsticas determinantes do RHP. Posteriormente usamos informaÃÃes sobre a relaÃÃo entre tais caracterÃsticas e a duraÃÃo das disputas entre pares de machos para testar previsÃes derivadas dos modelos Guerra de Atritos (GDA), Acesso Sequencial de InformaÃÃo (ASI) e Acesso Cumulativo de InformaÃÃo (ACI). O peso representou a principal caracterÃstica determinante da chance de vitÃria em uma disputa. A duraÃÃo da disputa diminuiu com o aumento do peso do vencedor e aumentou com o aumento de peso do perdedor, refutando o modelo GDA como explicaÃÃo das regras de resoluÃÃo das brigas. Adicionalmente a duraÃÃo da disputa nÃo esteve relacionada com o peso do macho perdedor quando consideramos apenas pares de rivais que apresentaram diferenÃas semelhantes de peso. Isso indica que os rivais fazem avaliaÃÃo mÃtua do RHP, como presumido pelo modelo ASI. Uma vez que as asas sÃo fortemente melanizadas, sugerimos que eles podem realizar avaliaÃÃes da capacidade de luta ao obter informaÃÃes sobre a coloraÃÃo das asas, como ocorre em outras espÃcies de libÃlulas.

ASSUNTO(S)

odonato - libÃlula animais - comportamento sexual competiÃÃo (biologia) ecologia capacidade de luta modelos de resoluÃÃo de brigas teoria dos jogos seleÃÃo sexual seleÃÃo intra-sexual interaÃÃes agonÃsticas. fighting ability game theory sexual selection intra-sexual selection agonistic interactions.

Documentos Relacionados