Como os agentes comunitários de saúde podem orientar os pacientes com ácido úrico elevado?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

É necessário, em um primeiro momento, identificar qual é a causa para o aumento do ácido úrico, visto que diversos problemas de saúde podem causar o aumento dessa substância. Esse aumento pode não causar sintomas em alguns casos, e em outros, pode ser muito sintomático.

O ácido úrico é um subproduto do nosso metabolismo. Geralmente ele é expelido pelos rins. Em pessoas que têm problemas renais e que não eliminam adequadamente a substância, ou naquelas pessoas em que a produção de ácido úrico é excessivo, pode ocorrer o acúmulo de ácido úrico no sangue (chamado de hiperuricemia), o que pode causar crises de gota ou cálculos renais, entre outras complicações. Portanto, é muito importante discutir com a equipe para avaliar qual é o plano terapêutico daquela pessoa em especial.

Muitas vezes, dependendo da causa, é necessário o tratamento medicamentoso concomitante para auxiliar na redução dos níveis do ácido úrico. A seguir, listaremos algumas dicas de mudança no estilo de vida que podem auxiliar na diminuição do ácido úrico em pacientes que precisam desse tipo de intervenção:

ASSUNTO(S)

promoção da saúde enfermeiro b04 sinais/sintomas do sangue Ácido Úrico hiperuricemia d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados