Como manejar a interação entre anlodipino e sinvastatina?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Em pacientes que fazem uso de anlodipino e sinvastatina, a dose de sinvastatina não deve ultrapassar 20 mg por dia. Essa restrição deve-se ao risco de elevação do nível sérico de sinvastatina e ao aumento do risco de miopatia, incluindo rabdomiólise. O mecanismo dessa interação é incerto, mas pode envolver competição pelo CYP3A, pois os dois medicamentos são substratos dessa enzima.

Além do anlodipino, não se deve utilizar mais de 20 mg de sinvastatina concomitantemente ao uso de amiodarona. Deve-se atentar também para interação com outros antagonistas dos canais de cálcio, verapamil e diltiazem. Com o uso desses medicamentos, não se deve utilizar mais de 10 mg de sinvastatina por dia.

São contraindicações ao uso concomitante de sinvastatina: itraconazol, cetoconazol, posaconazol, eritromicina, claritromicina, inibidores da protease, gemfibrozil, ciclosporina e danazol.as.

Sangramento em paciente com plaquetopenia leve e moderada pode sugerir uma alteração funcional das plaquetas ou uma coagulopatia. Indivíduos com plaquetopenia e outros sintomas precisam de investigação adicional de acordo com os achados clínicos. Outras alterações hematológicas associadas, como anemia, leucopenia, leucocitose, geralmente sugerem um diagnóstico mais grave e devem ser investigadas.

1. Dynamed Plus.. Record nº 233422. Simvastatin [Internet]. Ipswich (MA): EBSCO Information Services, 2017. Disponível mediante senha em:

2. Roosenson RS. Statins: Actions, side effects, and administration [Internet]. Waltham (MA): Uptodate, 2017. Disponível em:

3. Roosenson RS. Statin muscle-related adverse events [Internet]. Waltham (MA): Uptodate, 2017. Disponível em:

 

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento enfermeiro a85 efeitos secundários de um fármaco anlodipino fármacos sinvastatina

Documentos Relacionados