Como deve ser realizada a vacinação antitetânica (dT) nos usuários que possuem esquema incompleto?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde NUTES PE

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

A vacina antitetânica dT é indicada para usuários maiores de 7 anos de idade que apresentem esquema vacinal incompleto ou não vacinados. Para usuários com esquema incompleto a indicação é completar o esquema com o número de doses faltosas, não reiniciando o esquema vacinal. O intervalo de administração entre as doses é de 60 dias, com intervalo mínimo de 30 dias. Caso o usuário não possua comprovação vacinal, será realizado o esquema completo de vacinação antitetânica, composto por 3 doses administradas conforme os intervalos descritos acima. O usuário também deve ser orientado sobre a necessidade do reforço vacinal a cada 10 anos, sendo sinalizada em seu cartão vacinal a data prevista para o reforço (1). Para as gestantes com esquema vacinal completo, o reforço vacinal deve ocorrer caso a última dose da vacina antitetânica tenha ocorrido há mais de 5 anos. O reforço vacinal deve ser feito com a administração de uma dose da dTpa (vacina Tríplice Bacteriana Acelular do Adulto) entre a 27ª e 36ª semana de gestação (2).

A Atenção Básica/Atenção Primária tem um papel primordial na prevenção de doenças, incluindo-se aquelas que são imunopreveníveis. É importante que os profissionais de saúde estejam atentos a esta responsabilidade, acompanhando o cartão de vacina dos comunitários para verificar a realização dos esquemas vacinais de acordo com a faixa etária de cada usuário. Além disso, a equipe de Atenção Básica deve orientar a comunidade sobre a importância da vacinação e sobre a disponibilidade das vacinas na Unidade de saúde.

 

ASSUNTO(S)

cuidados de enfermagem enfermeiro a44 vacinação/medicação preventiva esquemas de imunização vacina contra difteria e tétano d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais enfermeria

Documentos Relacionados