Como deve ser o manejo do corticóide em casos de Febre Chikungunya?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde NUTES PE

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Os corticosteroides são contraindicados na fase aguda da febre Chikungunya .

Nas fases subaguda e crônica, o uso de corticóides está indicado apenas para os casos com dor articular não responsiva a AINE (Anti-Inflamatórios Não Esteroidais) e analgésicos, em pacientes com dor moderada a intensa, poliarticular e debilitante.

Para os casos onde haja evidência de processo inflamatório articular, com dor associada a edema (não é habitual à presença de sinais flogístico como calor e rubor), pode ser iniciado corticosteroide na forma oral.

A medicação padrão para uso oral é a prednisona. Esta medicação, dependendo da dose, terá efeito predominante anti-inflamatório (dose menor ou igual a 0,5 mg/Kg de peso/dia), dose intermediária entre ação anti-inflamatória e início de ação imunossupressora (maior que 0,5 mg até dose menor que 1 mg/kg de peso por dia) e dose predominantemente imunossupressora independente de sua ação anti-inflamatória (dose maior ou igual a 1 mg/kg de peso/dia).

A dose recomendada é inicialmente voltada para processo inflamatório:

São critérios de exclusão para uso de corticosteroides: pacientes portadores de diabetes, hipertensão de difícil controle, passado de fratura por osteoporose documentada, transtorno de humor bipolar, insuficiência renal crônica em diálise, Cushing, Obesidade grau III, arritmias e coronariopatias.

 

 

 

 

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento médico a50 medicação / prescrição / pedido / renovação / injeção a77 dengue e outras doenças virais ne corticosteroides febre de chikungunya

Documentos Relacionados