COLORIZAÇÃO 3D PARA ANIMAÇÃO 2D / 3D COLORIZING FOR 2D ANIMATION
AUTOR(ES)
HEDLENA MARIA DE ALMEIDA BEZERRA
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
Esta dissertação discute a aplicação de efeitos de colorização 3D a animações 2D produzidas pela técnica quadro-a-quadro. Utilizando algoritmos de processamento de imagens, desenhos 2D são preparados para receber técnicas de sombreamento evitando a transformação da cena para uma geometria 3D. Esta preparação se dá através da obtenção de mapas de normais que aproximam a geometria do desenho. O sombreamento é obtido através de um conjunto de técnicas de renderização foto-realistas e não-foto-realistas, que podem ser adaptadas para utilização de normais aproximadas. Visando amenizar o trabalho exaustivo de colorir cada desenho, um método baseado no relacionamento entre imagens é apresentado para colorir automaticamente cada quadro numa seqüência de desenhos. Este processo de colorização considera a necessidade de possíveis intervenções humanas para garantir a qualidade final de cada imagem da animação. Um estudo sobre aproximação de normais, técnicas de sombreamento, segmentação de imagens e rastreamento de objetos é amplamente discutido nesta dissertação.
ASSUNTO(S)
automatic colorization traditional animation computer assisted animation animacao assistida por computador rastreamento de objetos tracking systems animacao tradicional colorizacao automatica
ACESSO AO ARTIGO
Documentos Relacionados
- 3D Shape analysis using 1D, 2D and 3D wavelets
- Recorte volumétrico usando técnicas de interação 2D e 3D
- On the information content of 2D and 3D descriptors for QSAR
- GEOMETRIC AND NUMERICAL ADAPTATIVITY OF 2D AND 3D FINITE ELEMENT MESHES
- Speech synchronized 2D facial animation based on phonetic context dependent visemes images