Colégio Agrícola de Teresina: um agente de produção do espaço urbano teresinense (1954 1976). / Agricultural College Teresina: an agent of production of urban space Teresina (1954 - 1976).

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/02/2011

RESUMO

A educação é um importante agente na análise espacial, especialmente, quando este serviço torna-se alvo de investimentos elevados em determinado contexto socio-histórico e político-econômico. A oferta desse serviço agrega em seu entorno uma série de outros investimentos atraindo a mobilidade de pessoas e mercadorias. Enfim, a educação se constitui num processo concentrador de fixos e fluxos. Para demonstrar tal força da educação enquanto agente de produção do espaço urbano teresinense tomamos como objeto de estudo o Colégio Agrícola de Teresina, instalado em 1955, e que se mantém em funcionamento até os dias atuais, fornecendo educação técnica e profissionalizante de qualidade à população local e, assim, possibilitar o Piauí galgar o desenvolvimento econômico. A análise do processo de implantação dessa instituição revelou um emaranhado de relações sociopolíticas, econômicas e culturais envolvendo grupos sociais locais e as compreendendo a partir da relação sociedade, espaço e cultura. No decorrer desse processo o CAT subsidiou a implantação do Centro Ciências Agrárias da Universidade Federal o Piauí, ao ser incorporado por esta instituição. Assim, para entender a análise da organização espacial decorrente da implantação da escola agrícola no espaço geográfico teresinense traçada em nossa pesquisa, bem como a trama de relações que se sucederam nesse processo nos fundamentamos em Passos (2001), Castelo Branco (2010), Façanha (1998), Corrêa (2000) e Tuan (1983). O CAT promoveu mudanças significativas na fisionomia espacial urbana da capital piauiense. Nota-se que, transpondo suas conceituações enquanto instrumental de análise e compreensão de espaço e práticas espaciais, e de lugar, é possível afirmar que essa instituição educacional configurou-se como importante fator no processo de expansão da zona urbana teresinense, pois, com o passar dos anos, direcionou e foi englobada pela malha urbana, integrando-a.

ASSUNTO(S)

produção espacial expansão urbana ensino agrícola teresina colégio agrícola de teresina geografia spatial production urban expansion agricultural education teresina colégio agrícola de teresina

Documentos Relacionados