Coeficientes de drenagem superficial devido a chuvas de irrigação por pivô central no perímetro irrigado Bebedouro II (Semente Básica).

AUTOR(ES)
FONTE

Petrolina: EMBRAPA-CPATSA

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Na area de producao de Semente Basica da EMBRAPA, em Petrolina, PE, constataram-se problemas de drenagem superficial (alagamento), provocados por excessos de agua de chuva e de irrigacao. Considerando-se ausencia de informacoes das vazoes de escoamento superficial das chuvas na regiao e a necessidade desses dados para o dimensionamento de um sistema de drenagem superficial, este trabalho determina os coeficientes de drenagem superficial, baseando-se em dados de chuva. Os metodos usados para a determinacao dos coeficientes de drenagem, sao baseados numa analise de dados de precipitacao e caracterizacao da bacia. Estes metodos foram: racional, McMath, curva-numero e relacao chuva-intensidade-frequencia=duracao. Os coeficientes de drenagem superficial encontrados sao: 25,3; 19,35; 9,35; 6,94 l/s-ha, respectivamente. O coeficiente medio de escoamento superficial devido a irrigacao por pivo central, no caso foi de 3 l/s-ha, observando-se um maximo de 86 l/s-ha no extremo mais afastado do pivo.

ASSUNTO(S)

irrigação drenagem salinidade piv\õ central brasil pernambuco petrolina projeto bebedouro irrigation drainage salinity pivot center irrigation

Documentos Relacionados