Clarice Lispector e os jardins da razão : lugar-comum e reconstrução da experiencia

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

Nos textos da escritora Clarice Lispector há, com freqüência, um movimento de afastamento do lugar-comum, dos clichês e estereótipos cristalizados nos papéis sociais, alojados nas falas de personagens e narradores, no próprio discurso literário. Tal afastamento do lugar-comum por vezes assume tons de rompimento com o trivial banalizado. Nele há uma rejeição em relação aos filmos de um mundo técnico e alienado que se ergueu às custas de um afastamento da natureza e da cisão com dados da experiência. No contexto da ficção clariceana, o lugar-comum que embota e automatiza a vida das pessoas e a vida nas palavras, vai estar fortemente entrelaçado com os movimentos de um pensamento de viés cartesiano, no que este traz de cisão com a ordem natural e de desencantamento, de rejeição dos mitos e crenças, de rompimento com a experiência e dados sensíveis.O eixo central deste trabalho é composto pela interpretação dos matizes do percurso de afastamento e reaproximação dos laços sociais imersos no lugar comum, percurso que compreende questões como l)alargamento perceptivo; 2)retomada de traços rituais de um misticismo não dogmático; 3) reencantamento do mundo; 4) reconstrução da experiência. Procuramos realizar tal leitura através de recursos e conceitos da teoria da narrativa e teoria da literatura, aliados a dados de outras disciplinas das ciências humanas, como a antropologia, sociologia, etc. O processo interpretativo se deu pela articulação de quatro noções teóricas principais, sendo elas afocalização (G.Genette), a desautomatização (V. Chklosvi), o dialogismo (M. Bakhtin) e a (perda da) experiência ( Walter Benjamin). No corpus do trabalho estão o romance A maçã no escuro, contos dos livros Laços de família e Felicidade clandestina, e crônicas de A descoberta do mundo. Várias outras obras da autora têm aspectos observados a partir do estudo dos textos centrais selecionados . Résumé: On trouve souvent chez récrivain Clarice Lispector, un mouvement d éloignement du lieu-commun, des clichés et des stéréotypes cristallisés dans des rôles. sociaux, logés dans les paroles de personnages et narrateurs, dans le discours littéraire, lui-même. Un tel éloignement du lieu-commun prend, parfois, une notion de rupture avec le trivial banalisé. 11 existe, dans cet éloignement, un refus envers les voies d un monde technique et aliéné, élevé, à force d un écartement de Ia nature et de sa coupure avec des données de I expérience. Dans le contexte de Ia fiction claricienne, le lieu commun, tout en affaiblissant et en rendant automatique Ia vie des gens et des mots, sera fortement entrecroisé aux mouvements d une pensée d orientation cartésienne, en ce qui concerne Ia rupture avec I ordre naturel et de désenchantement, de refus des mythes et des croyances, de scission avec l expérience et des données sensibles . L axe de cette étude est composé de l interprétation des nuances du parcours d éloignement et de rapprochement des liens sociaux insérés dans le lieu commun. Tel parcours comprend les questions suivantes: 1) rélargissement perceptif; 2) Ia reprise de traits rituels à Ia tendance mystique (d un mysticisme non-dogmatique); 3) Ia reprise du réenchantement du monde; 4) Ia reconstruction de I expérience. On tâche de mettre au point telle Iecture par rapport aux recours et aux concepts de Ia théorie de Ia narrative et de Ia théorie de Ia littérature, alliés à des données empreintées à d autres disciplines des sciences humaines, telle que l anthropologie, Ia sociologie, etc. Le processus interprétatif s est construit par l articulation de quatre notions théoriques capitales, à savoir: Ia focalisation (G. Genette), Ia désautomatisation (V. Chklosvki), le dialogisme (M. Bakhtin) et (Ia perte de) l expérience (Walter Benjamin). Dans le corpus du travaiI, il y a le roman A maçã no escuro (La pomme au noir), des contes des livres Laços de família et Felicidade clandestina, et des chroniques du livre A descoberta do mundo. PIusieurs d autres oeuvres de rauteur y ont des aspects observés à partir de I étude des textes choisis.

ASSUNTO(S)

ficção brasileira - historia e critica

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