Citoesqueleto e Alterações Nucleares em Celulas Tumorais: Uma Abordagem Tridimensional ao Microscópio Confocal. / Cytoskeleton and nuclear aberrations in tumor cells: a confocal microscope 3D approach.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2000

RESUMO

O mecanismo de formação e origem das alterações nucleares ainda é pouco conhecido, sendo o micronúcleo a mais estudada. As células tumorais geralmente apresentam vários tipos de alterações nucleares que estariam associadas à instabilidade genética. O objetivo deste trabalho foi analisar as possíveis associações entre alterações nucleares e citoesqueleto em células HK2 e A549, derivadas de carcinoma de pulmão humano. Otimizamos a metodologia de uso do MCVL para redefinir as alterações nucleares e caracterizar os principais filamentos do citoesqueleto em preparações coradas por Feulgen ou imunofluorescência. As células da linhagem HK2 apresentaram fibras de actina dispostas concentricamente e em "clusters" e os filamentos de tubulina apareceram de forma radial, enquanto que o padrão de distribuição em A549 foi mais semelhante ao das células normais (BRL3A). Os filamentos de lamina B foram os mais importantes para evidenciar as alterações nucleares, porém essas alterações não puderam ser relacionadas com alterações do citoesqueleto.

ASSUNTO(S)

nuclear aberrations célula tumoral citoesqueleto micronúcleo confocal microscope tumor cells alterações nucleares imunofluorescência microscópio confocal immunoflorescence cytoskeleton micronucleus

Documentos Relacionados