Circulação de mercadorias na fronteira entre Brasil e Paraguai : as cidades de Foz do Iguaçu (PR) e Ponta Porá (MS) / Merchandize flow in the frontier between Brazil and Paraguay : the cities of Foz do Iguaçu (PR) and Ponta Porã (MS)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/12/2011

RESUMO

No presente estudo, analisamos a circulação de mercadorias na fronteira entre o Brasil e o Paraguai através da situação geográfica vigente em duas cidades fronteiriças: Foz do Iguaçu (PR) e Ponta Porã (MS). Por meio do termo situação de fronteira discutimos a configuração espacial, social e econômica dessas cidades e as alterações provocadas in loco pelos fluxos de mercadorias ordenados por demandas externas ao lugar. O poder do consumo em ordenar atividades é analisado na escala do Estado Nacional e na escala local; nesse contexto, entram em foco políticas de fiscalização, apreensão e refuncionalização de mercadorias (leilões), além da análise do perfil dos agentes que promovem a circulação de mercadorias nas cidades fronteiriças selecionadas em nossa pesquisa.

ASSUNTO(S)

geopolítica territorio nacional - foz do iguaçu (pr) territorio nacional - ponta porã (ms) controle de mercadorias geopolitics national territory national territory commodity control brazil

Documentos Relacionados