Cinema e pulsão: sobre "Irreversível", o trauma e a imagem
AUTOR(ES)
Rivera, Tania
FONTE
Revista do Departamento de Psicologia. UFF
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006-06
RESUMO
Partindo de um diálogo entre psicanálise e cinema, buscamos refletir sobre o estatuto da imagem na contemporaneidade. Para além de uma configuração imaginária apaziguadora, é indicada a potencialidade traumática da imagem, por meio da concepção freudiana da lembrança encobridora. Tal dimensão traumática é explorada na análise do filme Irreversível, produção francesa de 2002. A violência não é, nessa obra, apenas mostrada em imagens, mas é posta em cena "entre" as imagens. Em seu agenciamento pulsa uma ameaçadora possibilidade de que aquilo de que se trata na imagem, e que diz respeito à ligação entre sexo e violência não possa ser contado, mas apenas repetido.
ASSUNTO(S)
Documentos Relacionados
- A pulsão: da encarnação à transferência
- Sexualidade e pulsão: conceitos indissociáveis em psicanálise?
- Honneth e a pulsão: sobre as razões e as consequências para a crítica social da rejeição honnethiana à pulsão de morte freudiana
- De objeto da pulsão a objeto-fonte da pulsão: um imperativo epistemológico
- Supereu e pulsão: noção de resíduo em "O problema econômico do masoquismo"