Cidade, informação, internet e política: uma análise de sites governamentais de serviços públicos da cidade do Salvador.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A sociedade contemporânea tem se reestruturado sob crescente influência do desenvolvimento científico e tecnológico. A criação de redes digitais de informação e comunicação, em especial a Internet, vem fomentando novas práticas sociais, políticas e econômicas. A principal característica dos novos meios é a potencialidade técnica para o desenvolvimento de relações mais horizontais, criando, desta forma, um canal adequado para o desenvolvimento de uma rede de informação em fluxo. Negar que as novas tecnologias vêm alterando o fluxo de informação na vida social e na forma com que se gerem negócios econômicos é fechar os olhos para o uso que vem sendo dado a estas novas ferramentas. Entretanto, é necessário investigar qual a apropriação que o Estado faz destas ferramentas e as possibilidades de abertura do fluxo informacional, para o estabelecimento de um paradigma no qual este fluxo ocorra de forma coletiva e horizontal. Para tentar perceber a apropriação do Estado do novo paradigma de possibilidades abertas para o desenvolvimento de uma rede de informação coletiva, esta pesquisa buscou analisar o fluxo de informações nos sites de serviços públicos oferecidos pela cidade de Salvador, em especial os serviços de saúde, educação e transporte urbano. A escolha pelo município se deu por este ser uma unidade geograficamente delimitada, que concentra decisões políticas, e possibilita a intervenção do cidadão em assuntos cotidianos, facilitando sua participação no desenvolvimento de uma conversação civil acerca das ações e atitudes das representações do Estado. O corpus empírico da pesquisa esteve delimitado a sete sites, que foram analisados com base em quatro categorias: estrutural, informacional, de entrega e interativo. Estas categorias foram analisadas com base num roteiro de observação estruturada, que foi preenchida por meio de visitas aos sites que compõem o corpus da pesquisa. Os dados coletados são apresentados e analisados na última parte desta dissertação, apontando para a forma com a qual o município de Salvador vem se apropriando da Internet. Conclui-se aqui que o poder público municipal de Salvador não disponibiliza novas formas de interatividade que possibilitem a participação da esfera civil no desenvolvimento de uma rede informacional em fluxo. Pelo contrário, mantém um paradigma individual no qual o Estado é o único provedor das informações disponibilizadas nestes sites.

ASSUNTO(S)

city politics ciencia da informacao serviços públicos internet cidade informação information política internet public services

Documentos Relacionados