Chico Buarque e José Celso: embates políticos e estéticos na década de 1960 por meio do espetáculo teatral Roda Viva (1968)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Esta pesquisa buscou problematizar, por meio da análise do espetáculo teatral Roda Viva, as contradições de um dos períodos mais conturbados da história brasileira, a década de 1960. Roda Viva, texto de Chico Buarque e direção de José Celso Martinez Corrêa, chegou aos palcos em 1968 e desencadeou debates acirrados nos jornais e em diversos segmentos da sociedade. Para compreender tais questões, este trabalho se pautou nas reflexões teóricometodológicas da história cultural na tentativa de entender as nuanças do diálogo entre Arte e Sociedade. Dessa maneira, o espetáculo foi analisado como uma prática cultural que arregimenta em torno de si diversos posicionamentos propiciando um acirrado debate na sociedade, pois a defesa dos valores conservadores família, moral, bons costumes em um momento de recrudescimento do regime militar tornou-se evidente quando as discussões giravam em torno da cena teatral. O dramaturgo e encenador são chamados para o diálogo criando, assim, um universo rico de possibilidades e embates para o historiador.

ASSUNTO(S)

história historia brasil política e governo, 1960 decade of 1960 espetáculo roda viva buarque, chico, 1944 - roda viva crítica e interpretação spectacle década de 1960 história e teatro - brasil history

Documentos Relacionados