Characterization of the effect of an aminophospholipid (APLT) from Leishmania (Leishmania) amazonensis on phosphatidylserine exposure. / Caracterização do efeito de uma translocase de aminofosfolipídio (APLT) de Leishmania (Leishmania) amazonensis na exposição de fosfatidilserina.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O mecanismo responsável pela exposição da fosfatidilserina (PS) nas membranas celulares não está bem definido. Uma atividade dependente de ATP está envolvida, provavelmente uma ATPase tipo-P. ATPases tipo P são uma família de proteínas transmembranares envolvidas no transporte de metais, íons e fosfolipídios através da membrana plasmática. As P4 ATPases translocam aminofosfolipidios (APTLs) como a PS durante a apoptose. No entanto, o sentido do transporte de PS pela APLT não está claramente definido. Os macrófagos reconhecem a PS exposta na superfície das células apoptóticas, o que inibe sua capacidade microbicida. Formas promastigotas e amastigotas de Leishmania ssp. sofrem apoptose, porém a exposição de PS na superfície dos promastigotas sempre leva à morte, enquanto que nos amastigotas não está necessariamente associada à morte e permite a internalização desses protozoários e sua sobrevivência no macrófago. Esse trabalho teve como objetivo a caracterização molecular da APLT de L. (L.) amazonensis e a avaliação de seu papel na exposição de PS nesse parasita.

ASSUNTO(S)

translocase de aminofosfolipídio aminophospholipid translocase apoptose phosphatidylserine sequência kozak apoptosis domínio transmembrana fosfatidilserina leishmania kozak sequence transmembrane domains leishmania

Documentos Relacionados