CHARACTERIZATION OF ANTIOXIDANTS COMPOUNDS IN GRAINS OF DIFFERENT BARLEY CULTIVARS (Hordeum vulgare L.) / CARACTERIZAÇÃO DE COMPOSTOS ANTIOXIDANTES EM GRÃOS DE DIFERENTES CULTIVARES DE CEVADA (Hordeum vulgare L.)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Os antioxidantes são compostos conhecidos por reagirem com radicais livres e/ou espécies reativas de oxigênio, de forma a inativá-los, prevenindo os danos oxidativos. Muitos estudos têm apontado para o desequilíbrio entre oxidantes e antioxidantes como o causador de muitas patologias, e devido à grande importância dada a este tema, existe uma forte demanda de estudos envolvendo a identificação e quantificação dos compostos com atividade antioxidante. O objetivo deste trabalho foi então quantificar e identificar os compostos polifenólicos de grãos integrais de cultivares brasileiras de cevada, cultivadas no município de Ibiaçá/RS, no ano agrícola de 2005 e 2006, provenientes do Centro de Pesquisa da Embrapa/Trigo, Passo Fundo/RS, e avaliar as condições climáticas (temperatura média, índice pluviométrico e insolação) entre a época de plantio e colheita da cevada na quantificação dos fenólicos totais entre as diferentes safras. As amostras foram caracterizadas quimicamente com relação à presença de polifenóis, empregando-se o método de separação baseado no sistema de cromatografia líquida de alta eficiência em fase reversa (RP-HPLC) com detecção UV-VIS a 254nm. Foram identificados os compostos fenólicos rutina, ácido caféico, ácido ferúlico, quercitrina e miricetina, sendo a rutina e o ácido caféico os mais abundantes entre as cultivares. Paralelamente foi realizada uma quantificação dos fenólicos totais pela técnica de Folin-Ciocalteu, visando uma comparação com a técnica cromatográfica. As técnicas mostraram-se satisfatórias para os objetivos de quantificação e identificação na diferenciação das amostras de cevada analisadas. Observou-se a diferenciação química das variedades de cevada com relação aos compostos polifenólicos identificados e quantificados e entre variedades de diferentes anos de cultivo. Na avaliação dos fatores climáticos, foi observado que uma menor temperatura média, um maior índice pluviométrico e uma menor insolação recebida pela cevada entre as épocas de plantio e colheita, refletiram em um aumento dos fenóis totais pelo método de Folin-Ciocalteu e na quantificação do flavonóide rutina por HPLC.

ASSUNTO(S)

hordeum vulgare l. polyphenolic compounds hplc hplc compostos polifenólicos hordeum vulgare l. folin-ciocalteu ciencia e tecnologia de alimentos folin-ciocalteu

Documentos Relacionados