Chaminés e arranha-céus: uma abordagem sobre o processos e prática da preservação na metrópole paulista / Chimneys and skyscrapers: an approach to processes and practice of preservation in São Paulo

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/04/2011

RESUMO

Na atual conjuntura de entendimento e prática no campo patrimonial, em se tratando de contextos urbanos, o tema parece passar a ser obrigatoriamente a cidade e não objetos isolados de seu entorno. Este trabalho tem como ponto de partida estudar o patrimônio cultural desde a perspectiva da cidade, do espaço urbano. Como objetivo geral, a pesquisa procura identificar e entender que tipos de relações são estabelecidas entre a cidade e seu patrimônio cultural; procura entender, na verdade, o patrimônio cultural como uma questão urbana e não ilhado em si mesmo, uma questão a ser incluída numa discussão de âmbito maior, que deixa de tratar da sua própria concretude para pensá-lo na dimensão da ordenação e organização do espaço urbano. Optou-se por se utilizar a cidade de São Paulo como objeto de estudo por identificar uma prática carente deste tipo de reflexão. Tenta-se estabelecer parâmetros de atuação sobre o ambiente urbano, confrontando a visão do planejamento com as políticas de patrimônio. A intenção é observar como a cidade, na figura do planejamento, da percepção e das ações que refletem os diversos interesses sobre a vida urbana, lida com a sua própria memória, através do tratamento das estruturas que representam sua cultura e sua identidade; como são absorvidas, entendidas e preservadas. No recorte específico, discute-se através da análise do tombamento dos Galpões da Mooca, um processo representativo recente no âmbito do CONPRESP, órgão de preservação do município de São Paulo, que abrange significativa área urbana, o papel do planejamento enquanto procedimento para a preservação do patrimônio e o atual descompasso existente, resultando em ações remediadoras da política de patrimônio. Reflete-se sobre o que de fato são as conseqüências desta ação rebatida no espaço e se ela é traduzida na preservação almejada para a região. A dissertação está dividida em três capítulos. O primeiro trata da dimensão do objeto - as chaminés -, procurando entender o motivo por que se preservar. O segundo capítulo tem como tema o objeto em transformação - as chaminés e os arranha-céus -, mostrando a tentativa de proteção e a iminente mudança de padrão. O terceiro e último capítulo coloca a variante do urbanismo - as chaminés, os arranha-céus e a metrópole -, e fala de como as transformações são balizadas dentro do planejamento para a área.

ASSUNTO(S)

cultural heritage legal protection patrimônio cultural são paulo são paulo tombamento urbanism urbanismo

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