CHAGAS DISEASE IN MARANHÃO, BRAZIL: a study with focus in acute cases. / DOENÇA DE CHAGAS NO MARANHÃO, BRASIL: ESTUDO COM ENFOQUE NOS CASOS AGUDOS.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este estudo abordou aspectos da epidemiologia da Doença de Chagas, no Maranhão no período de 1994 a 2008 enfocando os casos agudos ocorridos nesse período. Descreveu alguns dos fatores que envolvem a dinâmica de transmissão como procedência dos pacientes notificados, sexo, faixa etária e ocupação dos indivíduos, além da caracterização dos domicílios e relatos das manifestações clínicas. As informações foram obtidas em fichas de investigação do SINAN/FUNASA, prontuários médicos e coleta de dados nos municípios afetados. Foram notificados 32 casos no período estudado, procedentes de 17 municípios, a maioria deles com 1 caso. O município de Turiaçu foi o mais acometido, com 5 casos. O sexo masculino foi o mais acometido com 67% dos casos registrados e a ocupação mais freqüente foi a de estudante com 38,9%, seguida pela de lavrador e caçador com 27,8% dos casos. A zona rural foi de onde procederam 84,4% dos casos da doença. A caracterização dos domicílios mostrou que 50% eram muito precários, com piso de chão batido, paredes de taipa rebocadas com barro, cobertas com palha, sem energia elétrica e tratamento de água e esgoto. Quanto ao mecanismo de transmissão, o estudo sugere ser de natureza vetorial e silvestre, não se descartando em alguns casos a possibilidade de transmissão domiciliar.

ASSUNTO(S)

doença de chagas maranhão tripanossomíase americana tripanossomíase americana epidemiologia epidemiologia epidemiology maranhão chagas disease

Documentos Relacionados