Centro de atenÃÃo psicossocial Ãlcool e outras drogas: Re- ConstruÃÃo de uma prÃtica. / Center of Psychosocial Assistence Alcohol and Others Drugs: Re-construction of a Practice.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/03/2010

RESUMO

Esta pesquisa aborda a prÃtica desenvolvida nos Centros de AtenÃÃo Psicossocial Ãlcool e outras Drogas (CAPS AD), com enfoque no saber-fazer das equipes multiprofissionais neles atuantes. O objetivo geral do estudo foi analisar os CAPS AD como dispositivos de atenÃÃo ao usuÃrio de droga com base nos preceitos das polÃticas atuais sobre drogas. Os serviÃos foram caracterizados quanto a sua estrutura fÃsica e recursos humanos. Investigaram-se as concepÃÃes e percepÃÃes dos profissionais relacionadas à problemÃtica do consumo de droga na atualidade, assim como as aÃÃes e prÃticas desenvolvidas por eles nos CAPS AD. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria e descritiva desenvolvida em quatro CAPS AD, distribuÃdos na cidade de Fortaleza-CE. Os sujeitos envolvidos no estudo foram os profissionais de nÃvel superior, que compunham as equipes multiprofissionais e os coordenadores tÃcnicos de cada instituiÃÃo. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada com perguntas contemplando aspectos inerentes Ãs caracterÃsticas sociodemogrÃficas dos sujeitos, suas formaÃÃes profissionais e experiÃncias em saÃde mental. Alguns questionamentos tambÃm visaram o conhecimento das prÃticas desenvolvidas nos serviÃos e do uso dos recursos e dispositivos presentes nas comunidades e na suposta rede de atenÃÃo e apoio ao usuÃrio de Ãlcool e outras drogas. A observaÃÃo sistemÃtica e o diÃrio de campo foram utilizados tambÃm na coleta de dados, jà que se pretendeu saber como estavam organizados e distribuÃdos os recursos fÃsicos e humanos de cada instituiÃÃo, assim como suas dinÃmicas de funcionamento. Os dados quantitativos foram organizados em quadros e os qualitativos de acordo com o mÃtodo de anÃlise de conteÃdo proposto por Bardin, sendo analisados e discutidos com base na literatura recente. Os aspectos Ãticos e legais da pesquisa foram respeitados conforme as normas da ResoluÃÃo 196/96 do Conselho Nacional de SaÃde, que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos. Ao findar do estudo, percebeu-se a consciÃncia dos profissionais em relaÃÃo à importÃncia da problemÃtica das drogas nos dias atuais, bem como das articulaÃÃes entre os diversos espaÃos voltados à assistÃncia ao usuÃrio de droga. No entanto, muitas das aÃÃes ainda sÃo centradas no CAPS AD, constatando-se o predomÃnio de prÃticas ambulatoriais em detrimento das comunitÃrias e o esforÃo de alguns profissionais para reabilitar e reinserir socialmente os usuÃrios dos serviÃos, embora considerem o preconceito da sociedade como uma grande barreira a ser superada. A apreensÃo dos discursos dos profissionais acerca da prÃtica junto ao usuÃrio de droga traz à tona uma realidade nova, de construÃÃo de serviÃos desta natureza, destacando alguns avanÃos e muitos desafios a serem enfrentados para mudar o cenÃrio de atenÃÃo a esta populaÃÃo. Para que isto ocorra, necessÃrios se fazem a uniÃo de esforÃos e de aÃÃes interdisciplinares e intersetoriais. O campo estudado mostra-se rico e carente de outros estudos.

ASSUNTO(S)

enfermagem serviÃos comunitÃrios de saÃde mental transtornos relacionados ao uso de substÃncias polÃticas pÃblicas community mental health services substance-related disorders public policies

Documentos Relacionados