Cenários futuros para cana-de-açúcar no Estado de São Paulo baseados em projeções regionalizadas de mudanças climáticas.

AUTOR(ES)
FONTE

CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Após a divulgação das projeções de mudanças climáticas globais pelo IPCC, a avaliação de impacto das mudanças climáticas sobre a agricultura para tornouse uma necessidade para a quantificação da vulnerabilidade dos sistemas agrícolas. Este trabalho teve como objetivo simular cenários futuros para a cana-de-açúcar no Estado de São Paulo em função de cenários regionalizados de projeções climáticas, utilizando um banco de dados de 78 estações meteorológicas com séries de, pelo menos, nove anos. Para cada estação meteorológica foi associado um determinado perfil do solo e todas as séries foram expandidas para 30 anos utilizando geradores de dados. As simulações foram feitas para a variedade RB72454, considerando dois cenários futuros de mudanças climáticas para 2040. Os resultados mostraram elevação na produtividade média do Estado, com ganho de até 6% de produção total no cenário pessimista para 2040. Para o cenário otimista, o efeito sobre a produção de cana-de-açúcar seria pequeno, com perspectivas de ganhos no rendimento áreas cultivadas com solos argilosos, além de uma tendência de migração para a região Sul do Estado.

ASSUNTO(S)

modelagem aquecimento global canegro dssat cana-de-açúcar simulação clima projeto canasat/inpe modelo canegro/dssat são paulo modeling global warming sugarcane climate

Documentos Relacionados