Catulo, Donga, Sinhô e Noel : a formação da canção popular urbana brasileira
AUTOR(ES)
Leite, Carlos Augusto Bonifácio
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Este trabalho visa, inspirado na obra-prima de Antonio Candido, Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, 1750-1880, a traçar um arco da formação da canção popular urbana no Brasil, sempre considerando as instâncias do autor, do público e da obra como indícios de um sistema cancional. Escolhi como balizas, para investigar a existência e a força desses indícios, as obras de quatro importantes cancionistas, quais sejam, Catulo da Paixão Cearense, Donga, Sinhô e Noel Rosa. Para tal, reuni dados de seus contextos, para compreender como se comportava da noção de autor no campo da canção popular, perscrutei as formas de divulgação e as tecnologias existentes à época, para mensurar a quantidade de público que estaria no horizonte de suas criações, e, por meio do modelo de análise e das proposições de Luiz Tatit, examinei se a linguagem da canção popular urbana já estava estabilizada e poderia servir de moeda comum e liame entre autores e público.
ASSUNTO(S)
literatura brasileira cearense, catullo da paixao, 1863-1946 literatura e música donga, 1890-1974 música popular brasileira sinhô, 1888-1930 rosa, noel, 1910-1937 canção popular linguagem musical
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/29578Documentos Relacionados
- Modernidade e pós-modernidade na canção popular brasileira urbana : a voz ativa de Chico Buarque de Hollanda
- Porto Alegre em canto e verso : vinte e poucos anos de canção popular urbana
- Canção do Amor Demais: marco da música popular brasileira contemporânea
- Folhas volantes: impressos revolucionários na canção popular brasileira
- A milonga no redemoinho da canção popular : Bebeto Alves e Vitor Ramil