Caracterização óptica e fotofísica de filmes Gues-Host: tetrapiridil porfirina base livre e polimetilmetacrilato (H2TPyP/PMMA)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Neste trabalho, é apresentado o estudo das propriedades fotofísicas da tetrapiridil porfirina base livre (H2TPyP) dispersa numa matriz sólida de polimetilmetacrilato (PMMA). Os filmes foram preparados via técnica casting formando estrutura tipo guest-host. Filmes com boa qualidade óptica, do ponto de vista macroscópico, são obtidos gotejando sobre o substrato de vidro um volume de solução (mistura das soluções de H2TPyP e PMMA) próximo ao limite de derramamento. Além disso, as técnicas de depolarização da luz e microscopia óptica revelaram a concentração de cromóforo dispersa na matriz como um fator relevante para obter filmes com boa qualidade ótica. Medidas de absorção na região do UV-Vis e excitação realizada sobre os filmes de diferentes concentrações revelaram a possível formação de novas espécies, possivelmente agregados do tipo H e J coexistindo. A formação dos agregados moleculares é determinada unicamente pela concentração do cromóforo. As medidas de emissão revelaram uma supressão da fluorescência, resultante do processo transferência de energia radiativa do tipo homotransferência. Isto é corroborado pela sobreposição parcial do espectro de emissão do doador com o espectro de absorção do receptor e pela não modificação da forma de linha de emissão quando excitamos a molécula na banda de absorção atribuída a agregados.

ASSUNTO(S)

polimetilmetracrilato espectroscopia de fluorescência tetrapyridyl porphyrin absorption uv-vis spectroscopy tetrapiridil porfirina espectroscopia de absorção de uv-vis fisica guest-host films aggregates filmes guest-host agregado espectroscopia de fluorescência polymethilmetacrilate fluorescence spectroscopy

Documentos Relacionados