CARACTERIZAÇÃO GEOQUÍMICA MARINHA E AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS ATIVIDADES ANTRÓPICAS E DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO SOBRE OS SEDIMENTOS DA PLATAFORMA CONTINENTAL DO ESTADO DE SERGIPE E SUL DO ESTADO DO ALAGOAS. / GEOCHEMICAL CHARACTERIZATION AND EVALUATION OF MARINE HUMAN IMPACTS OIL EXPLORATION AND SEDIMENTS ON THE CONTINENTAL SHELF AND THE STATE OF THE STATE OF SOUTH ALAGOAS.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O impacto ambiental causado por óleo, esgotamento sanitário, industrial,mineração, lixiviação de solos e superfícies urbanas, na costa brasileira temgerado efluentes variados, sendo os metais traço um problema particular,pois se depositam nos sedimentos marinho e apresentam ao mesmo tempo toxicidade, persistência e bioacumulação. Os sedimentos funcionam comocompartimento operacional que exerce papel essencial na redistribuição àbiota marinha, visto que guardam registro histórico da contaminação decorpo dágua. A exploração de petróleo se estende ao ambiente offshore, ocupando uma posição de destaque na matriz energética, responsável pela maior parte do suprimento nacional. As atividades petrolíferas podem consistir uma fonte poluidora significativa do planeta. O objetivo desse estudo foi observar os perfis sedimentares da plataforma continental de Sergipe e sul de estado de Alagoas, verificando se há uma variação da concentração dos metais traço de acordo com a profundidade. Três cores (PCM-9(A), PCM-9(B), Est.2(A)) foram realizadas para obter um perfil vertical do sedimento, obtendo amostras a várias profundidades. Nesse estudo, extraiu-se os metais Co, Cr, Fe, Li, Mn, Ni, Pb, Zn, Al e Cu totais e parciais e foram determinados através da espectrometria de absorção atômica. Na extração parcial, o resultado da recuperação foi acima de 90 %, variam de 92% a 111,1%. Já na extração total o resultado da recuperação variou de 77,6 a 99%. Esses valores foram obtidos nos elementos estudados, indicando boa exatidão da metodologia. Os valores do desvio padrão relativo estão abaixo de 10%, expressando a precisão da metodologia. Mostrou-se que a distribuição da concentração dos metais traço nos perfis sedimentares variam com a profundidade. Nos cores PCM- 9(A), PCM-9 (B), as concentrações dos metais aumentaram e no core Est.2 (A) diminuiu gradativamente da base até a superfície. O ferro foi aprovado como melhor normalizador geoquímico. Os valores do fator de enriquecimento calculado mostraram-se baixos, considerando-se pouco enriquecida, exceto o Pb, Co, Mn e Al que apresentam valores moderados. Os valores de background geoquímico estimado foram diferentes nos três procedimentos utilizados. Os valores dos metais traços estão abaixo dos valores guia de qualidade dos sedimentos, o que leva o efeito adverso a biota aquática ser pouco provável.

ASSUNTO(S)

offshore core metais traço background normalizador geoquímico fator de enriquecimento quimica offshore core trace metals background normalizing geochemical enrichment factor

Documentos Relacionados