Caracterização funcional da proteína Coq10p de Saccharomyces cerevisiae na atividade respiratória da coenzima Q. / Functional characterization of the Coq10p protein of Saccharomyces cerevisiae in coenzyme Q respiratory activity.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A coenzima Q transporta elétrons das NADH e succinato desidrogenase para o complexo bc1 da cadeia respiratória mitocondrial. Há dez produtos gênicos conhecidos em seu metabolismo; este trabalho foca o último a ser descrito: COQ10. Considerando a presença de coenzima Q no interior de células contendo este gene inativo, verificamos a atividade respiratória da coenzima Q em mutantes coq10. Através de inibidores do ciclo da coenzima Q no interior do complexo III da cadeia respiratória mitocondrial (antimicina A e mixotiazol) na linhagem coq10, notou-se sua resposta a antimicina A, mas não a mixotiazol, sugerindo a existência de semiquinonas, que também foram confirmadas em testes de ressonância paramagnética eletrônica. O possível transporte e distribuição da coenzima Q por Coq10p foi estudado através de mutações sítio-dirigidas em posições críticas de um túnel de ligação existente em sua estrutura modelar, bem como por análise de super-expressão da proteína. Este trabalho confirma o papel central de Coq10p no metabolismo respiratório.

ASSUNTO(S)

biologia molecular estresse oxidativo leveduras microbiologia microbiology mitochondria mitocôndrias molecular biology mutagênese mutagenesis oxidative stress yeast

Documentos Relacionados