Caracterização eletrocrômica de um sistema de valência mista de ferro(II,III) contendo o ligante tetra-2-piridil-1,4-pirazina (TPPZ) / Electrochromic characterizaton of a mixed system of Valencia iron (II, III) the ligand conteining tetra -2-pyridyl-1,4-pyrazine (tppz)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/11/2010

RESUMO

Sistemas de valência mista, em particular aqueles baseados em oligômeros de metais de transição como o azul da Prússia (Prussian Blue, PB) e seus análogos, têm sido amplamente investigados devido a potencial aplicação em dispositivos eletrocrômicos. Neste trabalho foram investigados as propriedades eletroquímicas e eletrocrômicas de filmes de um composto derivado de um sistema supramolecular do complexo de ferro(II) contendo o ligante tetra-2-piridil-1,4-pirazina (tppz) e hexacianoferrato de potássio. A metodologia de self-assembly ()automontagem e casting (deposição e secagem) utilizada nestes estudos apresentou um diferencial na obtenção de monocamadas de filmes formados sobre substratos contendo polímeros, hidrocloreto de polialilamina (PAH) e aniônicos polivinil sulfônico (PVS). Para o sistema formado, foram investigadas a estimativa dos parâmetros eletrocrômicos, sua eficiência eletrocrômica de 74 cm2C-1, tempo de resposta de 0,62s, densidade ótica 0,5 u.a., memória eletrocrômica superior a 24h e ciclo de vida de 104 ciclos.. Além disto, realizaram-se estudos espectroscópicos e morfológicos do material híbrido formado e proposição de possíveis modelos qualitativos e descritivos, na tentativa de explicar os diferentes comportamentos observados para os filmes nas diversas condições investigadas.

ASSUNTO(S)

electrochromic properties quimica sistema supramolecular materiais de valência mista valência mista propriedades eletrocrômicas supramolecular sytems mixed-valence materials

Documentos Relacionados