Caracterização de comunidades microbianas relacionadas ao metabolismo de hidrocarbonetos leves presentes em amostras de solo. / Characterization of microbial communities involved in short-chain alkane metabolism in soil samples.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Solos apresentam hidrocarbonetos gasosos em quantidades variáveis e acredita-se que as formações de reservatórios de óleo podem ser detectáveis indiretamente utilizando-se bactérias no solo capazes de degradá-los. O presente estudo teve como objetivo caracterizar comunidades microbianas envolvidas com o metabolismo desses hidrocarbonetos. As amostras de solo Np (área não petrolífera) e Solo P (área petrolífera) foram analisadas através da construção de bibliotecas do gene RNAr 16S de bactérias e arquéias e de genes catabólicos que codificam enzimas monooxigenases solúveis (SDIMO). As comunidades apresentaram estrutura diferente em relação aos grupos de bactérias e arqueias e análise dos genes catabólicos indicou maior riqueza e diversidade no solo P. A maior parte do clones se mostrou filogeneticamente mais próxima de sequências de enzimas de bactérias não cultivadas proveniente de amostras ambientais. Análises de cromatografia gasosa realizadas logo após a coleta detectaram maiores níveis de metano no solo P e maiores níveis de etano e propano no solo Np. A técnica de PCR quantitativo (Real Time PCR) mostrou um número maior de cópias do rRNA 16S no solo Np, mas não foi eficiente em quantificar os genes degradadores de gases leves presentes no solo.

ASSUNTO(S)

biotecnologia microbiologia do solo bibliotecas gênicas inorganic gases microbiology of the soil soluble monooxigenase enzymes enzimas monooxigenases microbial ecology biotechnology ecologia microbiana gases inorgânicos gene libraries

Documentos Relacionados