Caracterização bioquímica e molecular de isolados de bactérias promotoras do crescimento vegetal associadas ao girasso (Helianthus annuus)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/03/2011

RESUMO

Estudos de associações entre microrganismos promotores do crescimento em plantas apresentam um enorme potencial devido aos benefícios dados sobre a produtividade. A cultura do girassol possui aspectos interessantes para o agronegócio, com a crescente demanda por óleos vegetais para a indústria alimentícia e como matéria-prima na produção de combustíveis renováveis. A importância econômica do girassol, bem como a necessidade de cultivá-lo em diversos ambientes, torna interessante o estudo da sua interação com Bactérias Promotoras do Crescimento Vegetal (BPCV) que auxiliam sua sobrevivência em diferentes condições de solo. O objetivo desse trabalho foi identificar e avaliar a diversidade genética de parte da comunidade bacteriana associada à cultura do girassol, buscando identificar isolados capazes de atuar na promoção de crescimento vegetal. Os 57 isolados foram obtidos de amostras da rizosfera, raiz, capítulo e colmo das plantas de girassol das cultivares Helio 251 e Aguará 3, avaliados quanto à capacidade de produção de auxina, produção de proteínas, atividade antagonista, solubilização de fosfato, produção de sideróforos e quitinase. Foi utilizada a técnica de seqüenciamento para identificação taxonômica e a diversidade intragênica observada com base em marcadores RAPD das espécies de bactérias associadas às plantas de girassol. Através das técnicas utilizadas foi possível identificar que todos os isolados de bactérias apresentaram características de microrganismos promotores do crescimento vegetal. Três isolados do colmo, capítulo e rizosfera do girassol apresentaram habilidade de FBN em meio de cultura sem nitrogênio, e sete isolados do colmo, capítulo e raiz apresentaram atividade antagonista contra o fitopatógeno Sclerotina sclerotiorum. Todos os isolados apresentaram habilidade de produzir auxinas "in vitro" e nenhum dos isolados apresentou produção da enzima quitinase. Do total de 57 isolados, 32 apresentaram produção de sideróforos. Foi possível observar através dos marcadores de RAPD o agrupamento dos isolados obtidos das mesmas partes das plantas com alta similaridade. O seqüenciamento do gene 16S RNAr de 45 isolados permitiu classificar 42 como pertencente ao gênero Bacillus, compreendendo as espécies B. subtilis, B. cereus, B. thuringiensis, B. pumilus, B. megaterium e Bacillus sp. Somente 3 isolados obtidos foram classificados fora do gênero Bacillus, sendo identificadas como Methylobacterium sp.

ASSUNTO(S)

biotecnologia vegetal girassol plantas oleaginosas nitrogênio - fixação biotecnologia agrícola helianthus annuus plant biotechnology common sunflower oil seed plants nitrogen fixation crop biotechnology

Documentos Relacionados