Caracteristicas sinóticas e estatisticas de Eventos Quentes e Secos (EQS) no sudeste do Brasil, durante o inverno / Sinoptic features and statistics of events hot and dry (EQS) in southeastern Brazil, during the winter

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/02/2011

RESUMO

Durante o inverno Austral entre os anos de 1989 e 2008 foram estudadas sobre a região Sudeste do Brasil as características sinóticas e estatísticas dos Eventos Quentes e Secos (EQS). A seleção destes eventos foi baseada na anomalia diária de temperatura do ar, umidade relativa e precipitação. Estes eventos sugerem a causa de desconfortos respiratórios à população que vive nesta região por consequência dos baixos valores de umidade relativa presente na atmosfera, além de déficit hídrico no solo devido à ausência de precipitação. Durante a atuação dos EQS os sistemas meteorológicos transientes que estão relacionados à ocorrência de precipitação e queda da temperatura do ar, são impedidos de progredir até a região estudada, o que favorece a elevação da temperatura do ar, decaindo ainda mais a umidade relativa. Esta dissertação abrangeu os aspectos estatísticos e sinóticos destes eventos. Do ponto de vista estatístico foram encontrados 26 EQS e as anomalias de temperatura do ar, anomalia de umidade relativa e anomalia de precipitação foram em média 3° C, -7 \% e -1 mm respectivamente. A frequência destes eventos foi aproximadamente 1(um) caso por ano com duração média de 7 dias. Em média o Índice de Severidade de EQS foi de 4,4 (adimensional) com desvio padrão de 2,9. A análise de variância mostrou um altíssimo grau de significância estatística entre as médias anômalas para o período dos EQS para a temperatura do ar, umidade relativa e precipitação. Foram identificados através de um índice de severidade os três eventos mais intensos e posteriormente foi feita uma análise sinótica destes EQS a fim de se compreender o mecanismo de formação e dissipação associado. O padrão descrito no campo de anomalia de altura de geopotencial em 500 hPa durante o período de atuação sugere a presença de um bloqueio do tipo ômega invertido para o evento II e um bloqueio do tipo dipolo para antes do evento III. A análise do modo dominante da primeira EOF para o campo de temperatura do ar durante os 26 eventos mostrou uma dominância de anomalias positivas sobre o centro oeste, sul e sudeste do Brasil, enquanto que o campo de umidade relativa mostrou um padrão contrário. Os dados utilizados nesta dissertação foram extraídos da reanálises Interim do ECMWF (European Center for Médium Range Forecast) na resolução de 1,5° x 1,5° latitude/longitude. Para a precipitação foram utilizados dados do CPC/NCEP (Climate Prediction Center/National Centers for Envoironmental Prediction) na resolução de 1° x 1° latitude/longitude. Os campos sinóticos utilizados para identificar e descrever as regiões anômalas das variáveis utilizadas foram também gerados a partir dessa reanálises.

ASSUNTO(S)

eventos quentes e secos (eqs) sinótica estatistica funções ortogonais empíricas (eof) dry and warm events statistic sinoptic empirical ortogonal funtion (eof)

Documentos Relacionados