Caminhos de axé na busca por cuidado: uma análise preliminar da experiência de crise de adeptos do Candomblé em processo de desinstitucionalização em saúde mental

AUTOR(ES)
FONTE

Physis

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/11/2019

RESUMO

Resumo O artigo objetivou abordar o acolhimento à experiência da crise em saúde mental a partir da cartoetnografia dos territórios existenciais e das práticas cotidianas de cuidado de adeptos do Candomblé em processo de desinstitucionalização em saúde mental de Salvador (BA) e adjacências. Para esses fins, nos valemos da abordagem teórico-metodológica cartoetnográfica. A pesquisa envolveu entrevistas não estruturadas conjugadas à observação participante nos moldes etnográficos nos espaços da vida cotidiana dos participantes. A análise de dados baseou-se em categorias éticas voltadas para o processo de desinstitucionalização e em uma segunda leitura amparada no que propusemos como “matriz cartoetnográfica de linhas de pensamento”. Verificamos que a experiência de crise se mostra bastante presente nas trajetórias dos interlocutores, cujas marcas são a interrupção do cotidiano, sua valoração moral e a convocação (por vezes tácita) da rede de apoio. Do ponto de vista narrativo, os atendimentos em pronto atendimentos e/ou emergências psiquiátricas são simbolicamente esvaziados e mesmo foracluídos, enquanto o acolhimento nos terreiros é simbolicamente rico e abre margem para outras interpretações e (re)criações da existência; isso aponta para sua importância enquanto instituições que podem contribuir para a desinstitucionalização em saúde mental daqueles que a elas recorrem.Abstract This paper aimed to address the experience of the crisis in mental health from the cartoethnography of the existential territories and daily practices of care for candomblé followers in the process of deinstitutionalization in mental health in Salvador, Brazil, and adjacent areas. For these purposes, the cartoetnographic theoretical-methodological approach was used. The research involved unstructured interviews coupled with participant observation in the ethnographic molds in the participants' daily living spaces. Data analysis was based on ethical categories focused on the process of deinstitutionalization and on a second reading supported by what we proposed as the "cartoethnographic matrix of lines of thought". We find that the experience of crisis is very present in the trajectories of the interlocutors, which marks are the interruption of daily life, their moral value and the call (sometimes tacit) of the support network. From the narrative viewpoint, care in emergency rooms and / or psychiatric emergencies is symbolically emptied and even foracluted, while the care support in the terreiros is symbolically rich and offers an horizon for other interpretations and (re)creations of existence; this highlights their importance as institutions that can contribute to the deinstitutionalization in mental health of those who resort to them.

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