Burnout: una revisión de integración en la enfermería oncológica. / "Burnout: uma revisão integrativa na enfermagem oncológica"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Burnout é considerada uma síndrome do trabalho, que acomete indivíduos que mantêm uma estreita relação de ajuda. É caracterizada por sentimentos de esgotamento físico e emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Este estudo objetiva fazer uma análise da produção científica nacional e internacional referente à Síndrome de Burnout, caracterizando a produção e os métodos de investigação utilizados, de modo a identificar os fatores desencadeantes da síndrome e manobras de enfrentamento e prevenção. A análise foi realizada segundo os pressupostos de Ganong (1987), numa amostra de 19 artigos, quase todos publicados em língua inglesa (exceto um, em espanhol), cujos autores, em sua maioria, são enfermeiros (36,8%) e médicos (36,8%) que atuam na assistência a pacientes oncológicos em hospitais. Em relação ao design dos artigos analisados, a maior parte (94,7%) é de estudos não-experimentais, sendo que 83,3% são descritivos e 16,7%, revisões de literatura. Na análise do conteúdo, estabelecemos sete categorias temáticas: conceituação do Burnout, avaliação dos níveis de Burnout, identificação dos fatores desencadeantes, sintomas físicos e emocionais, conseqüências do Burnout, identificação e mensuração do estresse, e manobras de enfrentamento e ajuda no Burnout. O resultado da análise apontou para a necessidade de refletirmos sobre o gerenciamento de nossa saúde enquanto profissionais cuidadores. Investir na manutenção da saúde e da equipe que atua conosco, é investir na qualidade da assistência, pois tudo está interligado.

ASSUNTO(S)

estrés manobras de enfrentamento enfermería oncológica oncologia enfermería enfermagem maniobras de enfrentamiento burnout oncología burnout enfermagem oncológica estresse

Documentos Relacionados