Broncoprovocação com solução salina hipertônica para crianças asmaticas. / Bronchoprovocation with hypertonic saline solution in asthmatic children

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O teste de broncoprovocação (TBP) com solução salina hipertônica (SSH) é exame que documenta a presença de hiperreatividade brônquica (HB), muito frequente em indivíduos asmáticos. Objetivo: verificar se o TBP com SSH a 4,5% permite detectar gradiente de resposta em crianças e adolescentes com asma, segundo a sua intensidade. Método: foi realizado estudo transversal, com 75 pacientes (idades entre 6 e 18 anos) com asma, classificados pela intensidade (intermitente associado a persistente leve [IL] e persistente moderada associado a grave [MG]) e segundo a presença de sensibilização a aeroalérgenos (testes cutâneos de hipersensibilidade imediata a: Dermatophagoides pteronyssinus, D. farinae e Blomia tropicalis) ou não (atópicos x não atópicos). Todos os pacientes foram submetidos ao TBP com SSH a 4,5% (considerando positivo a redução VEF1 ≥20%). Resultados: 60 indivíduos eram atópicos, a frequência de positividade do TBP foi maior no grupo MG que no IL (93% vs 65%), o tempo necessário para queda de 20% do VEF1 para o grupo de atópicos foi menor no MG quando comparado ao IL [90 (30 a 330) vs 210 (30 a 690) segundos, p<0,05], a porcentagem de queda do VEF1 foi mais acentuada no subgrupo MG que no IL [26,4% (14%-63%) vs 20% (0%-60%), p<0,05]. Conclusões: O TBP com SSH 4,5% é de fácil realização e seguro. Permitiu detectar gradiente de resposta em crianças e adolescentes com asma, segundo a sua intensidade. Maior freqüência de positividade e queda mais rápida do VEF1 foi observada nos pacientes com asma moderada ou grave.

ASSUNTO(S)

asma testes de provocação bronquica solução salina hipertônica testes de função respiratória volume expiratório forçado pediatria asthma, bronchoprovocation, hypertonic saline solution, tests of respiratory function, forced expiratory volume in one second.

Documentos Relacionados