Brazilian crisis of 2002: an analysis based on the Credit Rationing theory / A crise brasileira de 2002: Uma abordagem baseada na teoria do racionamento de crédito.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Essa dissertação pretende lançar um olhar mais detalhado à crise brasileira de 2002. Acredito que esse evento, por ser ainda recente, ainda não foi compreendido em toda a sua magnitude, e esse trabalho tem o objetivo de lançar uma interpretação plausível para o mesmo. Para isso, utilizaremos o instrumental teórico da Teoria do Racionamento de Crédito. Inicialmente, iremos fazer uma revisão da Teoria do Racionamento de Crédito, nos atendo aos pontos que serão úteis na aplicação dessa teoria ao caso prático. Em seguida, iremos expor os principais condicionantes da crise brasileira de 2002, nos atendo inicialmente ao movimento de flexibilização da conta Financeira brasileira nos anos que antecedem a crise. É dada especial ênfase à Conta de Investimento em Carteira. É também analisado o contexto histórico no qual a crise está inserida. O passo seguinte foi investigar em que medida essa crise foi originada também por motivos externos, ao comparar a piora dos indicadores de risco-país não só do Brasil, mas dos demais países emergentes também. A dissertação, por fim, irá se deter no período de crise em si. Iremos analisar a Crise da Marcação a Mercado, que foi o ponto inicial da crise brasileira de 2002, estudando suas origens e impactos na credibilidade da dívida pública brasileira. Segue-se a análise da dinâmica da dívida pública brasileira no período de crise, o que na nossa opinião possui um poder explicativo muito forte com relação ao evento em questão.

ASSUNTO(S)

racionamento de crédito brazilian country-risk crise credit rationing brazilian crisis of 2002 brasil - condições econômicas - 2002 portfolio investment public debt economia crisis risco brasil brazil investimento em carteira dívida pública mark-to-market crisis

Documentos Relacionados