Brasília e pós-modernidade na terra de José Eduardo Belmonte

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/07/2011

RESUMO

Cinema não é a reprodução da realidade, mas uma representação imagética que revela uma cultura, uma sociedade, um lugar e um tempo. O presente estudo insere-se no contexto da cultura midiática audiovisual e procura analisar a conexão estabelecida entre a obra de José Eduardo Belmonte, o seu espaço Brasília e o seu tempo pós-modernidade, partindo do princípio de que a arte influencia o homem e o homem influencia a arte. O objetivo deste estudo inclui, ainda, entender o comportamento de uma sociedade, a realidade por ela construída, as relações que nela são estabelecidas e a forma como esses aspectos surgem na obra audiovisual em questão. O suporte teórico para esse trabalho centra-se nos estudos de representações sociais, imaginário e identidade. O corpus da pesquisa, composto por dois longas-metragens de Belmonte Subterrâneos e A concepção foi analisado com base na Análise do Discurso. Esse procedimento analítico foi utilizado visando relacionar a enunciação com o seu lugar social. Verificou-se, entre outras coisas, que os dois filmes analisados revelam diversos aspectos sobre o indivíduo pós-moderno inserido em Brasília, inclusive a procura por uma identidade local.

ASSUNTO(S)

cinema belmonte, josé eduardo cinema brasília (df) comunicação e cultura relações sociais análise do discurso comunicacao josé eduardo belmonte social representations imaginary discourse analysis brasília

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