Body Dismorphic Disorder Examination e Inventário de Depressão de Beck em desvio nasal. / Body Dismorphic Disorder Examination e Inventário de Depressão de Beck in nasal deviation.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Introdução: O desvio do dorso do nariz é queixa comum nos serviços de Otorrinolaringologia e Cirurgia Plástica, sendo, frequentemente, subestimada. Pode alterar a qualidade de vida e acarretar transtornos psíquicos. Objetivo: Investigar Imagem Corporal e Depressão em indivíduos com desvio nasal. Métodos: Após diagnóstico da presença de desvio nasal pela análise da fotogrametria, 187 indivíduos foram alocados em Grupo Estudo, com desvio nasal e Grupo Controle, sem desvio nasal. Para avaliação da Imagem Corporal utilizou-se o questionário Body Dysmorphic Disorder Examination (BDDE) e para avaliação da depressão utilizou-se o Inventário de Depressão de Beck. Resultados: Houve diferença significante entre os grupos relacionada à maior ocorrência de queixa de desvio nasal em mulheres (p=0,001). Houve correlação positiva entre BDDE e Depressão de Beck (correlação = 0,442). Em relação à imagem corporal, houve associação entre a insatisfação e a presença de queixa de desvio nasal (p=0,017). Em relação à depressão, houve associação para o grupo com presença de queixa de desvio nasal (p-valor = 0,010). Conclusões: A presença de desvio nasal não influenciou na satisfação com a imagem corporal, no surgimento de depressão ou na presença de queixa de desvio nasal. Quanto maior a insatisfação com a imagem corporal, maior a gravidade de depressão. Indivíduos portadores de queixa de desvio nasal apresentam maior insatisfação com a imagem corporal e escores mais elevados de depressão.

ASSUNTO(S)

nariz imagem corporal depressão questionários qualidade de vida deformidades nasais adquiridas. cirurgia plastica e restauradora

Documentos Relacionados