Bocha adaptada: análise cinemática do arremesso e sua relação com a realidade virtual
AUTOR(ES)
Arroxellas, Raquel Daffre de, Romano, Rosangela Guimarães, Cymrot, Raquel, Blascovi-Assis, Silvana Maria
FONTE
Rev. Bras. Ciênc. Esporte
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-06
RESUMO
Resumo O objetivo deste estudo foi correlacionar características biomecânicas do membro superior durante o arremesso da bocha adaptada e do jogo boliche do Kinect Sports do videogame Xbox da Microsoft Games Studios®. Participaram da pesquisa oito atletas, cinco classificados como BC2 e três como BC4. Foram coletadas medidas das angulações de punho e cotovelo e da velocidade linear média dos arremessos mais eficientes por meio de filmagens para análise cinemática. Foram encontradas semelhanças nas angulações de punho e cotovelo e na velocidade linear média dos arremessos em ambas as situações. Dessa forma, conclui-se que o uso da realidade virtual é um fator a ser considerado no treinamento da bocha adaptada.
ASSUNTO(S)
esportes para pessoas com deficiência terapia com exposição à realidade virtual fenômenos biomecânicos jogos de vídeo
Documentos Relacionados
- Setorização e segmentação hepática do suíno e sua representação em realidade virtual
- Realidade virtual e a medicina
- Balanço nutricional e sua relação com a produtividade do cafeeiro: Inferências da análise geoespacial
- Análise quantitativa do controle postural em pacientes idosos com disfunção vestibular utilizando a estimulação visual por realidade virtual
- Relacao entre a origem do arremesso e a ocorrencia do gol em competicao no polo aquatico masculino