Biografia como método: a escrita da fuga em Maria Gabriela Llansol
AUTOR(ES)
Cinara Soares Jannini
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Este trabalho toma a fuga musical como possibilidade de arquitetura textual (não como metáfora) para perseguir, na obra de Maria Gabriela Llansol, a hipótese da biografia como método . Partindo inicialmente dos diários da escritora, nosso olhar deslocou-se, pela vertical do lugar, da grafia do sujeito na contemporaneidade para o corp a screver inscrito no projeto llansoliano. Nesse percurso, algumas noções do pensamento de Roland Barthes (o biografema, o grão da voz e a crítica amorosa) foram fundamentais, assim como a tentativa de formalização do Real empreendida por Jacques Lacan através do conceito de letra, a concepção blanchotiana da literatura total e as considerações de Nietzsche sobre a dança. Também pontuam nosso trajeto, para construir o conhecimento como devir e o corpo das paixões alegres, insertos de Espinosa e Deleuze. Por fim, a experiência legente (e a leitura em ato da obra de Llansol feita por Lucia Castello Branco) mostrou-se parte imprescindível para compormos o elo entre a restante vida e o biografema, entre o vivo e o ato só de escrever
ASSUNTO(S)
llansol, maria gabriela, 1931- critica e interpretação teses. biografia (como forma literária) teses. barthes, roland, 1915-1980 critica e interpretação teses. llansol, maria gabriela, 1931- biografia. teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7HUJD7Documentos Relacionados
- Curso do silêncio :: Maria Gabriela Llansol e a escrita das imagens curativas
- Livro em deriva, percursos do EU no drama-poesia de Maria Gabriela Llansol
- A boa nova anunciada à natureza: o drama-poesia em três discursos de Maria Gabriela Llansol
- Texto, lugar que viaja: território, comunidade e transmissão em Franz Kafka e Maria Gabriela Llansol
- Utopia como método: a reconstituição imaginária da sociedade