Bio-Optical Properties of the Inner Continental Shelf off Santos Estuarine System, Southeastern Brazil, and their Implications for Ocean Color Algorithm Performance

AUTOR(ES)
FONTE

Braz. j. oceanogr.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2014-07

RESUMO

A classificação ótica de massas de água costeira auxilia na compreensão de processos físicos e biogeoquímicos e permite otimizar algoritmos de cor do oceano. Neste estudo, identificamos 3 classes óticas de águas na plataforma continental interna adjacente à Baía de Santos (Brasil), com base na reflectância de sensoriamento remoto observada durante outubro/2005 e março/2006. ANOVA indicou influência estuarina crescente entre as classes 1 a 3, sendo que a última apresentou altos valores de clorofila-a, nutrientes e coeficientes de absorção da luz. A matéria orgânica dissolvida colorida (MODC) dominou a absorção da luz em todas as classes, mostrando forte correlação com a salinidade em outubro/2005, sugerindo influência da pluma do rio da Prata na região. Os resultados indicam dinâmica bastante complexa da MODC na plataforma interna de Santos. O desempenho do algoritmo global para clorofila-a (OC3), testado pelos dados radiométricos e de clorofila-a in situ, foi bem inferior em outubro/2005 comparado a março/2006. Como não houve mudanças substanciais nos espectros de absorção pelo fitoplâncton entre as duas épocas, os resultados mostram que as propriedades de absorção da luz pela MODC devem ser consideradas prioritariamente na otimização de algoritmos bio-óticos na região.

ASSUNTO(S)

plataforma continental interna de santos reflectância de sensoriamento remoto modc classificação ótica de massas de água algoritmos para estimativa de clorofila-a.

Documentos Relacionados